top of page

Frizz: você sabe o que é?

Atualizado: 10 de mar. de 2021

Entenda as causas dos cabelos arrepiados e como lidar com isso.


A nossa fibra capilar é revestida externamente pela cutícula que tem a função de proteção dos fios. Essa é a parte dos nossos cabelos que vemos. Quando as cutículas estão ressecadas, elas se abrem, deixando escapar a hidratação presente na fibra capilar.

Essa cutícula, quando aberta, causa um efeito de cabelo arrepiado que é conhecido por frizz. A principal causa desse problema é a umidade do ar, ou seja, ele aparece com maior intensidade em ambientes úmidos.

Isso porque quando a umidade do ar entra em contato com fios de cabelos que estejam ressecados em excesso, a eletricidade estática resultante do contato faz com que os fios fiquem arrepiados.

O frizz é um aviso de que nosso cabelo pode estar danificado, mostrando que a saúde capilar não está tão em dia assim.


Do you have a design in mind for your blog? Whether you prefer a trendy postcard look or you’re going for a more editorial style blog - there’s a stunning layout for everyone.

Qual tipo de cabelo é mais propenso a ter frizz?


Qualquer tipo de cabelo pode sofrer com frizz quando estão secos ou ressecados demais. Por isso, existem muitos tratamentos focados em recuperar a saúde dos fios, como o botox capilar.

No entanto, alguns tipos de fios são mais propensos a desenvolverem o frizz, caso dos cacheados e crespos. Isso acontece porque esse tipo de fio é o que mais sofre com o ressecamento, devido ao seu formato espiralado que faz com que grande parte da oleosidade da raiz não consiga chegar até as pontas.


Tem como acabar completamente com ele?


Por sorte, o frizz é fácil de ser combatido. A solução mais simples para eliminar esse problema é manter os fios sempre saudáveis e bem cuidados. Isso significa investir em uma rotina de cuidados capilares que seja eficiente em hidratar, nutrir e reconstruir os fios, como o cronograma capilar.

Incorporar os cuidados capilares na sua rotina semanal é importante para manter os fios sempre fortes, prevenindo a aparição não somente dos frizz, mas também das pontas duplas.

Quando nossos cabelos estão fortes e saudáveis, a ação de agentes externos como o vento, o sol e a poluição serão menos maléficas para os nossos cabelos. Nossos fios são diariamente expostos à ação desses agentes externos, que contribuem para o desgaste da fibra capilar.

Aquelas que geralmente submetem as madeixas a procedimentos químicos podem ter a saúde dos fios ainda mais danificadas e, por isso, devem manter os cuidados ainda mais em dia.


6 hábitos e produtos que ajudam a diminuir o frizz


Alguns hábitos do nosso dia a dia podem contribuir para aumentar a presença de frizz nos nossos cabelos. Vamos indicar alguns hábitos e produtos que podem ser grandes aliados da saúde dos fios.


Atenção na hora de pentear os fios

A forma como penteamos os nossos fios tem influência no aumento do frizz, principalmente no caso das cacheadas e crespas. Esse tipo de fio deve ser penteado somente quando está molhado. Independente do seu tipo de fio, comece sempre penteando das pontas em direção à raiz.


Nada de coisas quentes

Preste atenção na temperatura da água quando for tomar banho e também tome cuidado com a quantidade de vezes que você usa utensílios de calor como secador ou chapinha. Sempre que for utilizá-los, lembre-se de passar antes um protetor térmico.


Umectação é tudo

A umectação com óleos é uma excelente forma de nutrir os fios, ajudando a recuperar a oleosidade. Um pouco de oleosidade é sempre bom para os fios não ficarem ressecados, então incorpore os óleos na sua rotina capilar.


Use o leave-in

Cremes leave-in são uma ótima forma de manter a hidratação dos fios em dia e evitar os indesejados fios arrepiados.


Não prenda os fios de maneira errada

Prender os fios apertados demais pode contribuir para a quebra deles, causando problemas como o frizz. Atenção para o tipo de prendedor que você usa e não prenda muito apertado.


Hidratação semanal sim!

A hidratação é a melhor maneira de manter a saúde dos fios em dia. Não tem segredo quanto a isso. Faça hidratações frequentes e use produtos adequados para o seu tipo de fio. A hidratação caseira é a sua maior aliada no combate ao frizz.



Crédito: Carol Candido

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page