• catalogocrescenew

Melhores alimentos para fortalecer o cabelo

Atualizado: Mar 10

Uma dieta rica em proteínas fortalecem os fios de cabelo.


Os alimentos para fortalecer o cabelo são, principalmente, alimentos ricos em proteína, como peixe, ovo, carne, gelatina, leite e derivados porque as proteínas são compostas por aminoácidos, como a queratina, que protegem e fortalecem os fios de cabelo, prevenindo e tratando a queda de cabelo.


Do you have a design in mind for your blog? Whether you prefer a trendy postcard look or you’re going for a more editorial style blog - there’s a stunning layout for everyone.

No entanto, também é importante fazer ingestão de certas vitaminas e minerais como o zinco, ferro, ômega 3 ou biotina, que são essenciais para o crescimento do cabelo, motivo pelo qual é sempre importante manter uma alimentação equilibrada.

1. Consumir peixe e sementes

Para manter um cabelo saudável e prevenir a queda é importante consumir alimentos ricos em ômega 3 como o salmão, sardinha, arenque, atum, sementes de chia e linhaça, assim como nozes, óleo de linhaça ou de canola.

Os alimentos ricos em ômega 3 são anti-inflamatórios e alguns estudos indicam que podem ter benefício para a alopecia, uma condição onde acontece uma perda rápida e repentina do cabelo.

2. Ingerir mais vitamina A

O consumo de alimentos como cenouras, tomate, melão, papaia, pimentão, beterraba ou espinafres é importante para o crescimento saudável do cabelo devido ao seu conteúdo em vitamina A. Além disso, como esta vitamina é um potente antioxidante, cuida dos folículos pilosos, evitando os danos provocados pelos radicais livres, que acabariam enfraquecendo os fios.

Em pessoas com alopecia são identificados baixos níveis de betacarotenos, que são um percursor da vitamina A, motivo pelo qual o médico pode sugerir a suplementação com esta vitamina. No entanto, esta suplementação deve ser sempre orientada por um profissional de saúde, já que doses muito elevadas podem ser tóxicas para o cabelo, causando queda.

3. Incluir frutas cítricas na dieta

A ingestão de alimentos ricos em vitamina C, como a laranja, a tangerina, o abacaxi, o morango, o kiwi ou o limão, é necessária para a produção de colágeno, uma proteína que forma parte importante da estrutura dos fios de cabelo.

Além disso, a vitamina C é outro potente antioxidante e também ajuda o corpo a absorver melhor o ferro da alimentação, que é essencial para o crescimento do cabelo.

4. Aumentar o consumo de frutos secos

Os alimentos como o amendoim, a avelã, a amêndoa, a aveia, as nozes ou o caju são ricos em biotina, uma vitamina do complexo B que é importante para o desenvolvimento do folículo pilose, prevenindo a progressão da calvície.

5. Consumir alimentos ricos em minerais

Incluir na dieta feijão, ovo, beterraba ou fígado, por exemplo, proporciona a quantidade de ferro necessário para a saúde do cabelo. Ao contrário, a sua deficiência está associada à queda, já que o ferro ajuda na oxigenação dos tecidos do couro cabeludo.

Outro mineral importante é o zinco, que tem o papel importante do crescimento, desenvolvimento e reparação do cabelo. A sua deficiência pode fazer com que o cabelo se torne fino, quebradiço e sem brilho. Além disso, também é importante aumentar o consumo de alimentos ricos em silício, sendo que este é um mineral que se associa ao colágeno para que a fibra do cabelo fique mais saudável. Alguns alimentos ricos em zinco e silício são os frutos secos, como a amêndoa, o amendoim ou a castanho do Pará.

6. Incluir carne na dieta

As carnes, tanto brancas como vermelhas, além de conterem boas quantidade de proteínas e aminoácidos, que são essenciais para o cabelo, também fornecem colágeno, que é muito importante para a estrutura, firmeza e elasticidade do cabelo.

O colágeno pode ainda ser utilizado na forma de suplemento alimentar diário, na forma de cápsulas, sob orientação de um médico ou nutricionista.


Crédito: Tatiana Zanin Nutricionista

Matéria completa: Melhores alimentos para fortalecer o cabelo - Tua Saúde (tuasaude.com)

2 visualizações0 comentário